O que é?

O percurso formativo do LideraGOV é realizado de maneira remota, com alguns momentos presenciais, e possui carga horária mínima de 120 horas, distribuídas ao longo de nove meses. Além disso, há o acréscimo de pelo menos 40 horas suplementares com atividades como diálogos formativos que contribuem para a transferência da aprendizagem de forma que o participante possa aplicar as competências desenvolvidas.

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O Programa
O Programa de desenvolvimento de líderes da Administração Pública federal é fruto da parceria entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), construindo uma rede de servidores e servidoras qualificados, aptos a atuar como líderes comprometidos com o serviço público e com prontidão para ocupar cargos e funções estratégicas. As premissas e objetivos do Programa são:
Desenvolvimento de pessoas
Desenvolver pessoas para uma direção pública competente, inclusiva e segura, focada na inovação e calcada no ethos público, nos valores democráticos e na humanização do serviço público.
Fomento de cultura organizacional
Fomentar uma cultura organizacional nas funções de liderança da APF, orientada para resultados em prol do valor público e baseada na gestão da diversidade.
Formação de uma burocracia representativa
Contribuir com a formação de uma burocracia representativa da população brasileira nos cargos de direção da APF, como forma de aprimoramento das políticas públicas.
Como funciona
Modalidade
Curso com aulas remotas síncronas
Carga Horária
Aulas remotas síncronas semanais, e atividades complementares síncronas e assíncronas
Duração
10 meses
Diferenciais da formação
1
Conteúdo definido de acordo com as competências essenciais de liderança para o setor público, contemplando aspectos comportamentais, gerenciais e estratégicos.
2
Formação teórica vivencial, conduzida a partir da prática e orientada para a prática com o uso de metodologias ativas.
3
Programa estruturado por projeto, com entregas realistas e úteis para a organização, e deliberadamente orientadas a converter conhecimentos em habilidades.
4
Incentivo à realização de diálogos formativos com a chefia e às trocas com os mentores escolhidos pelos próprios alunos.
5
Oportunidade de participar de uma rede de altas lideranças.
Percurso formativo

 

Ao ser selecionado, o aluno terá acesso a uma experiência de formação executiva dividida em três eixos:

1) Liderando a si mesmo(a);
2) Liderando equipes, e
3) Liderando organizações.

O curso foi concebido de modo a possibilitar que os alunos vivenciem uma experiência de aprendizagem orientada para o desenvolvimento de um conjunto de competências relacionadas à autoliderança, ao engajamento de pessoas e equipes, e à gestão estratégica das organizações. Durante a formação, os alunos terão atividades estruturadas em torno das seguintes estratégias formativas:

Encontros Formativos quinzenais (mínimo de 120 horas);
Sessões de Mentoria Coletiva;
Sessões de Mentoria Individual;
Sessões de Diálogo Formativo com o superior hierárquico;
Entregas de atividades baseadas nos aprendizados e que dialogam com problemas públicos.

 

 

Competências Desenvolvidas

O Programa é estruturado com base na Matriz de Competências para o Setor Público Brasileiro, disponível no repositório da Enap.

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